sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Sabores das Nações

Setembro traz novidades na cultura e gastronomia em Brasília. No dia 25 terá inicio uma oportunidade única para se conhecer a cultura e a gastronomia de outros países sem ter que sair de Brasília. É o projeto “Sabores das Nações” que acontecerá, mensalmente, de forma itinerante, nas Embaixadas sediadas em Brasília.


A primeria Embaixada a abrir suas portas será a Embaixada da Argentina, que vai apresentar aos convidados muito tango, gastronomia e vinhos, tudo em clima de Carlos Gardel.
 
 
Cris Cavalli, Beatriz Schwab e Gilvan Sá assinam o projeto do evento que, a cada edição, estará em um País diferente. O convidado terá a oportunidade de entrar num território internacional, cheio de novidades e sabores próprios apenas daquela nação.
 “Brasília tem dezenas de embaixadas e representações de outros países. Isso nos proporciona oportunidade única de conhecermos as culturas destes países”, acredita Cris Cavalli.
 
Várias empresas de Brasília já abraçaram a causa e entraram como parceiras no evento: tais como a Sweet Cake, Unique Buffet, Antonello Monardo, Parrilla Madrid, Domno e Obra Prima (importadoras de vinhos), Renata Mandelli Art & Food, Pão Delícia, Table Parfaite, Eliane Mansani Jóias Artesanais, o Hotel Alter Real (em Pirenópolis) e a Infinito Comunicação.
 
 
Parte da venda dos convites será revertida para o Instituto Chamaeleon, responsável por cuidar de crianças que sofrem violência sexual e doméstica. “Além de ajudar as crianças do Instituto, esta também é uma forma de dar aos brasilienses a oportunidade de conhecer as embaixadas sediadas na cidade, que na maioria das vezes organizam eventos fechados só para convidados”, reforça Beatriz Schwab.
 
O ingresso custa R$ 90 e pode ser adquirido pelos telefones: 9200-0223 / 9267-1993 / 3443-5797 / 9156-5383 / 8193-8313
Serviço:
Cris Cavalli
Consultora de Comunicação e Eventos
Cel.: (0055) 61 8193-8313
gtalk: criscavalli@gmail.com       
 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Gastronomia rouba a cena em Brasília.


Há muito Brasília tem se destacado como um grande polo gastronômico brasileiro, quer pela diversidade, quer pelo número de casas que aqui vem se instalar. O mês de agosto, em especial, reforçou essa posição. Dois grandes eventos foram realizados na capital federal, disputando espaço com as decisões políticas: o 25º Congresso da ABRASEL – realizado de 13 a 15 de agosto, e a VI Vinum Brasilis – que comercializou mais de 880 rótulos.

 
   
 
Com o tema Competitividade – A gastronomia ao alcance de todos , a ABRASEL mostrou toda a força do setor e que a alta gastronomia não é mais sinônimo de ambiente sofisticado, porções minúsculas e todo o cenário que marcava os restaurantes até então. Hoje já é consenso que um restaurante conceituado e premiado pode ser, ao mesmo tempo, popular, basta ter criatividade, bom gosto e um bom planejamento.

Politicamente o evento marcou forte presença com criação da Frente Parlamentar – que tem por objetivo acompanhar e defender os interesses do setor empresarial; a realização de um panelaço-  em plena Esplanada dos Ministérios - em prol da desoneração do setor da alimentação fora do lar; e uma audiência com o Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que se comprometeu a trabalhar internamente para viabilizar a desoneração do setor.
 
 
 
 
 
Como parte da programação do 25º Congresso da ABRASEL, a  VI Vinum Brasilis escalou aprimeira Seleção Brasileira de Vinhos de Brasília - um time de 11 rótulos escolhido por 14 renomados sommeliers e formadores de opinião de Brasília, a partir da degustação às cegas de 73 produtos (26 espumantes, 22 vinhos brancos e 25 tintos) de 29 vinícolas nacionais.
 
 
Os rótulos escolhidos foram: vinhos brancos Aracuri Chardonnay 2011 e Sanjo Chardonnay 2010; espumantes Antonio Dias Brut, Perini Champenoise e Gran Legado Espumante Brut; e vinhos tintos Don Guerino Teroldego 2007, Maximo Boschi Merlot 2004, Rio Sol Vinha Maria Touriga 2009, Luiz Argenta Shiraz 2012, Kranz Cabernet Sauvignon 2010 e Pizzato DNA’99 2008.

Seguindo sua característica de apoio à produção brasileira, a Vinum Brasilis teve duas estreias nesta sexta edição – a presença do Organique, o primeiro energético orgânico do país, elaborado com açaí, guaraná e erva-mate; e da Weber Haus, a cachaçaria mais premiada no mundo.
 
  
 

 











Por ser uma bebida funcional e orgânica, o Organique traz benefícios comprovados cientificamente:  aumenta a capacidade de  concentração,  aumenta a velocidade de reação,  aumenta a resistência física ao exercício,  melhora o estado de alerta, e melhora a sensação de bem estar.

A cachaçaria gaúcha chegou a vender o seu rótulo ícone – Lote 48 Weber Haus 12 anos Extra Premium – por R$ 1 mil durante a feira. Para garantir segurança aos participantes da feira, a Vinum Brasilis promoveu, de forma elogiável e exemplar, o “Transporte Amigo”, um serviço de traslado gratuito oferecido na saída do evento.
As vendas na VI Vinum Brasilis somaram cerca R$ 60 mil, resultado da venda de 800 garrafas. Durante os dois dias de feira, 2,2 mil pessoas passaram pela Faculdade de Gastronomia do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).

 
O público também gostou da novidade de poder comprar vinhos e espumantes na hora. Muitas empresas fecharam negócios com restaurantes e distribuidores locais e regionais.
 
 
Com esses números recordes, a Vinum Brasilis consolida-se como a maior feira exclusiva de vinhos brasileiros do país. Esta edição foi a maior já realizada na Capital Federal por Petrus Elesbão, que organiza eventos de vinhos nacionais há nove anos em Brasília. O evento é tão importante que o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) aproveita a feira no calendário oficial do Circuito Brasileiro de Degustação, que leva as empresas verde-amarelas para as principais capitais do país.
 
Paulo Hoffmann (presidente do Conselho da Abrasel), Paulo Solmucci (presidente da Abrasel Nacional) e Diego Bertolini (Ibravin).

Petrus Elesbão comemroa o sucesso da Vinum Brasilis.

 
Fontes:
www.abrasel.com.br
www.decantandoavida.com.br     
http://assessoriadoc.com.br/



segunda-feira, 10 de junho de 2013

Requinte e personalidade marcam a chegada da Valduga Gallery Wines a Brasília



O glamour e o requinte retrô do Brasília Palace Hotel, às margens do Lago Paranoá em Brasília, foram palco para a cehgada do 1º Valduga Gallery Wine a elite dos rótulos elaborados pelas três empresas da Família Valduga – Casa Valduga (vinhos e espumantes nacionais), Domno (importadora), e Casa Madeira (delicatéssen ) à capital federal. Jornalistas, formadores de opinião e amantes do bom vinho participaram desta degustação/harmonização que mostrou a qualidade do terroir gaúcho aliado à excelente qualidade de produção da Casa Valduga. O resultado não poderia ser outro, vinhos, espumantes e produtos de alta qualidade.
 


Mais de 80 rótulos, distribuídos em oito ilhas de degustação, fizeram a diferença no evento promovido para lançar o Identidade Pinot Noir, novo rótulo da Valduga elaborado 100% com uvas provenientes do terroir da Serra do Sudeste Gaúcho, mais precisamente em Encruzilhada do Sul, um dos três terroirs cultivados pela Valduga. De coloração vermelho-rubi intensa, este novo rótulo possui um bouquet complexo que remete a frutas maduras como cereja e morango e aromas de anis, marmelo e tabaco.
 
Também foram servidos os vinhos premium da vinícola: as linhas Leopoldina, com rótulos provenientes do Vale dos Vinhedos, Identidade, da região de Encruzilhada do Sul, e Raízes, com vinhos da Campanha Gaúcha. Para brindar, espumantes mundialmente premiados como o Brut 130 e os rótulos das linhas Gran Reserva, Reserva e Arte, além do ícone Maria Valduga.
 
 
João Valduga, um dos proeprietários do grupo, destacou a importância do evento e da chegada do Valduga Gallery Wines  a Brasília,  que possui, hoje,  um público consumidor refinado e que aprecia a elevada qualidade dos vinhos Valduga.
Fundada em 1875, a Casa Valduga sempre buscou desenvolver as mais modernas técnicas para a produção de vinhos finos. É uma das primeiras empresas a utilizar em seus espumantes o método champenoise, idêntico ao utilizado na França, o que trouxe inúmeros prêmios internacionais para a vinícola. Após mais de um século cultivando os terroirs do Vale dos Vinhedos, ampliou suas fronteiras para extrair a expressão máxima dos terroirs da Campanha Gaúcha e Encruzilhada do Sul.
 
 
Para destacar e valorizar o sabor dos vinhos e espumantes Valduga, uma  carta especial de degustação harmonizada foi elaborada, com o intuito de ressaltar a qualidade dos produtos Valduga e ressaltar ainda mais o sabor dos pratos, a conferir:
Aperitivo
Espumante Maria Valduga Vintage Brut

 
Entrada
Domno Nero Blanc de Blancs Brut 100% chardonnay Salada de folhas verdes com tomates cerejas e palmito pupunha
Prato Principal
Casa Valduga Leopoldina Grand Reserva Chardonnay
Saint Peter ao molho de amêndoas e alcaparras com arroz cremoso de abóbora
Prato Principal
Casa Valduga Storia Merlot
Medalhão de filet ao molho de vinho tinto com batata ao murro
Sobremesa
Casa Valduga Reserva Moscatel
Semifredo de amêndoas caramelizadas servido com geléia de amora Casa Valduga
 




A delicatessen do Vale dos Vinhedos, apresentou seu trabalho de resgate das iguarias dos antepassados da Família Valduga para se mostrar referência no mercado nacional de antepastos com os sabores Italiano, Berinjela e Pimentões. E não faltou novidades aos entusiastas e curiosos da alta gastronomia e da culinária gourmet, a ilha da Casa Madeira esbanjou sabor com as quatro linhas da família de geleias: Gourmet, Original, Tradicional e Sugar Free, entre sabores como damasco, pimenta, caipirinha (sem álcool), ameixa seca com gengibre e anis estrelado, frutas vermelhas, amora e morango. Cada rótulo concentra 50% de pura fruta em sua composição.

Em Brasília os produtos podem ser encontrados na  Scott House da 402 Sul, na Super Adega e nas demais adegas da cidade. Quem tiver interesse em outras informações sobre a casa Valduga e seus produtos acesse o site www.casavalduga.com.br