terça-feira, 10 de maio de 2011

Contagem Regressiva para o 1º Festival de Comida Israelense

Quinta-feira (12/05) começa o 1º Festival de Gastronomia Israelense do BierFass Pontão do Lago Sul, um programa imperdível para quem gosta de boa comida. Digo isso porque na última sexta-feira participei do almoço oferecido pelo chef Shaul Ben Aderet, a Embaixada de Israel e o BierFass à imprensa. Foi um almoço memorável que me fez lembrar da infância. À mesa uma variedade infinita de pratos, hábito comum ao povo judaico – a variedade de pratos de uma refeição.


Essa variedade me lembrou também os banquetes da idade média, onde comida era sinal de riqueza e poder. Então para mostrar riqueza e poder, muita fartura à mesa. Os pratos foram se sucedendo um a um que, somados,  ofereciam um festival de sabores e aromas inigualável.


tahini verde

Para entender um pouco sobre a culinária israelense é preciso saber um pouco da cozinha judaica, provavelmente, a cozinha mais marcada pelos preceitos religiosos nos dias atuais. É conhecida no mundo inteiro, principalmente por causa das recomendações do 'Kashrut' (As Leis Higiênicas), que proíbem o consumo de porco, crustáceos, leite e carne numa mesma refeição.

peixe ao molho apimentado

 Em virtude de tantas proibições ou obsessão pela pureza dos alimentos, o povo judeu foi criando uma culinária baseada em aves, vegetais, carne de vaca e uso de ervas. Presente nos rituais e festas, a cozinha judaica não é sofisticada nos ingredientes, mas muito aprimorada no preparo. 
filé
 A refeição que é associada a um ato religioso se reveste de espiritualidade e é conhecida como seudat mitzvá. Entre os exemplos de seudat mitzvá estão a refeição servida após a cerimônia de casamento, de brit milá e do pidion haben. Da mesma forma, quando o estudo de um grande trecho do Talmud é concluído, realiza-se uma celebração e uma refeição festiva para os alunos. Certos dias do calendário judaico também requerem refeição especial.


salada de beringela

Quem for ao festival vai ter a oportunidade, além de conhecer um pouco mais dessa culinária e dos ricos aromas e sabores , no cardápio assinado pelo  renomado chef Shaul Ben Aderet, de Tel Aviv,. O cardápio de Shaul Ben Aderet para o Festival inclui pratos da culinária típica judaica, mas com toques do autor como a “Salada de salsa e ervas” e o “Kebab de peixe com coentro e cebola na grelha”.

salada tradiccional com tomate e pepino


o chef Shaul Ben Aderet ...


....e uma das sobremesas
"Sorvete-de-baunilha-com-mel-de-tâmara-acompanhado-de-um-doce-típico"

O festival oferecerá um buffet livre com pratos entre entradas, três acompanhamentos, pratos principais (à base de carnes e peixes) e sobremesas.
Dias 12(com apresentação da cantora Monica Manaker)  e 13/05 (jantar) e dia 14/05 (almoço e jantar).
Preço: R$ 65,00, por pessoa, buffet livre com entradas principais e sobremesas.
BierFass  – Pontão do Lago Sul
Endereço: SHIS QL 10 – Lago Sul
Horário de funcionamento: de 3ª a domingo, das 12h às 02h. Segunda, das 16h às 24
Fone: 3364.4041.
(Fotos: Rosa Wasem e Bruno Stukert)