sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Gastronomia rouba a cena em Brasília.


Há muito Brasília tem se destacado como um grande polo gastronômico brasileiro, quer pela diversidade, quer pelo número de casas que aqui vem se instalar. O mês de agosto, em especial, reforçou essa posição. Dois grandes eventos foram realizados na capital federal, disputando espaço com as decisões políticas: o 25º Congresso da ABRASEL – realizado de 13 a 15 de agosto, e a VI Vinum Brasilis – que comercializou mais de 880 rótulos.

 
   
 
Com o tema Competitividade – A gastronomia ao alcance de todos , a ABRASEL mostrou toda a força do setor e que a alta gastronomia não é mais sinônimo de ambiente sofisticado, porções minúsculas e todo o cenário que marcava os restaurantes até então. Hoje já é consenso que um restaurante conceituado e premiado pode ser, ao mesmo tempo, popular, basta ter criatividade, bom gosto e um bom planejamento.

Politicamente o evento marcou forte presença com criação da Frente Parlamentar – que tem por objetivo acompanhar e defender os interesses do setor empresarial; a realização de um panelaço-  em plena Esplanada dos Ministérios - em prol da desoneração do setor da alimentação fora do lar; e uma audiência com o Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que se comprometeu a trabalhar internamente para viabilizar a desoneração do setor.
 
 
 
 
 
Como parte da programação do 25º Congresso da ABRASEL, a  VI Vinum Brasilis escalou aprimeira Seleção Brasileira de Vinhos de Brasília - um time de 11 rótulos escolhido por 14 renomados sommeliers e formadores de opinião de Brasília, a partir da degustação às cegas de 73 produtos (26 espumantes, 22 vinhos brancos e 25 tintos) de 29 vinícolas nacionais.
 
 
Os rótulos escolhidos foram: vinhos brancos Aracuri Chardonnay 2011 e Sanjo Chardonnay 2010; espumantes Antonio Dias Brut, Perini Champenoise e Gran Legado Espumante Brut; e vinhos tintos Don Guerino Teroldego 2007, Maximo Boschi Merlot 2004, Rio Sol Vinha Maria Touriga 2009, Luiz Argenta Shiraz 2012, Kranz Cabernet Sauvignon 2010 e Pizzato DNA’99 2008.

Seguindo sua característica de apoio à produção brasileira, a Vinum Brasilis teve duas estreias nesta sexta edição – a presença do Organique, o primeiro energético orgânico do país, elaborado com açaí, guaraná e erva-mate; e da Weber Haus, a cachaçaria mais premiada no mundo.
 
  
 

 











Por ser uma bebida funcional e orgânica, o Organique traz benefícios comprovados cientificamente:  aumenta a capacidade de  concentração,  aumenta a velocidade de reação,  aumenta a resistência física ao exercício,  melhora o estado de alerta, e melhora a sensação de bem estar.

A cachaçaria gaúcha chegou a vender o seu rótulo ícone – Lote 48 Weber Haus 12 anos Extra Premium – por R$ 1 mil durante a feira. Para garantir segurança aos participantes da feira, a Vinum Brasilis promoveu, de forma elogiável e exemplar, o “Transporte Amigo”, um serviço de traslado gratuito oferecido na saída do evento.
As vendas na VI Vinum Brasilis somaram cerca R$ 60 mil, resultado da venda de 800 garrafas. Durante os dois dias de feira, 2,2 mil pessoas passaram pela Faculdade de Gastronomia do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).

 
O público também gostou da novidade de poder comprar vinhos e espumantes na hora. Muitas empresas fecharam negócios com restaurantes e distribuidores locais e regionais.
 
 
Com esses números recordes, a Vinum Brasilis consolida-se como a maior feira exclusiva de vinhos brasileiros do país. Esta edição foi a maior já realizada na Capital Federal por Petrus Elesbão, que organiza eventos de vinhos nacionais há nove anos em Brasília. O evento é tão importante que o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) aproveita a feira no calendário oficial do Circuito Brasileiro de Degustação, que leva as empresas verde-amarelas para as principais capitais do país.
 
Paulo Hoffmann (presidente do Conselho da Abrasel), Paulo Solmucci (presidente da Abrasel Nacional) e Diego Bertolini (Ibravin).

Petrus Elesbão comemroa o sucesso da Vinum Brasilis.

 
Fontes:
www.abrasel.com.br
www.decantandoavida.com.br     
http://assessoriadoc.com.br/