terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Fruta pão – o exótico que eu não conhecia

Faz tempo que não escrevo. Os motivos são vários,final de ano, fim de curso, muitos trabalhos e provas por fazer. Tempo curto. Querer escrever sempre sobre algo diferente. Mas 2013 está aí e é hora de retomar a rotina. Escolhi para começar este ano a fruta pão. Não a conhecia e nem tinha ouvido falar. Passei o réveillon em Comandatuba/BA e na pousada onde fiquei havia dois pés enormes. Só lamento não ter provado, estavam todas verdes. Mas com certeza não faltará oportunidade, ainda mais agora que a conheço.
 


Fui pesquisar para saber mais a respeito e descobri várias coisas interessantes. A planta é originária da Indomalásia, foi trazida para o Brasil na época da colonização e quando o Império Portugês se instalou no Brasil foi banida por ordem do imperador, ainda bem que não foi dizimada completamente.
A árvore vive 80 anos, alcança 25-30m de altura, tem copa relativamente frondosa com folhas grandes e recortadas de cor verde escura, flores amareladas e frutos globosos com 20-25 cm de diâmetro e 1-3 Kg de peso. Desenvolve-se bem em clima tropical úmido, preferencialmente em regiões baixas e chuvosas. No Brasil pode ser cultivado desde São Paulo ao Pará sendo muito encontrado em pomares de quintais do litoral dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Foi justamente lá que a conheci.

 
As frutas pão dividem-se em duas variedades: a apyrena conhecida por fruta pão de massa, que não possui sementes e a seminifera, conhecida por fruta pão de caroço, que apresenta numerosas sementes comestíveis e polpa não comestível.
 


Fruta pão de massa
 

Fruta pão de caroço
 
Os frutos são grandes, redondos como melões, e chegam a pesar 3 kg. Sua casca é de cor verde-amarelada e sua polpa é amarelo-escura nas frutas de massa e amarronzada na variedade com sementes. As frutas de massa são ricas em amido, proteínas e vitaminas e podem ser consumidas cozidas, assadas, em doces ou até mesmo fritas. Também podem ser transformadas em farinha  e utilizadas em panificação e confeitaria. As sementes também são comestíveis e podem ser preparadas como outras castanhas, assadas ou cozidas.A polpa do fruta-pão de massa é rica em calorias, carboidratos, água, vitamina B1, B2, C, cálcio, fósforo, ferro e tem baixo teor de gorduras.
 A madeira, de cerne amarelado que passa a castanho após cortada, é resistente a insetos, é fácil de trabalhar, é utilizada na fabricação de forros, portas, instrumentos musicais e marcenaria; também produz carvão utilizável no preparo da pólvora.
O látex - do fruto e do tronco - por viscosidade, é utilizado para capturar pássaros, para fabricação de colas e em associação com fibras, usado para calefetar barcos.
A farmacopeia popular tem utilizado das seguintes formas: - Raiz: como antidiarréica; seu cozimento torna-a útil contra reumatismo, beribéri e entorpecimento de pernas dos humanos; - Flores novas (frescas): são emolientes e base de conserva acídula e comestível; - Polpa do fruto: reduzida a pasta quente é supurativo para tumores e furúnculos; - Sementes: são tônico para estômago e rins; - Látex: usado como cicatrizante de feridas.
Foram grandes comedores de Fruta Pão, os Imperadores chineses, os príncipes da Índia majestosa, os Sultões da Pérsia, Sidharta Gautama, o "Buda" - Sócrates e Platão, Péricles e Alcebíades - e até a maior poetisa da antiguidade, Safo. Na ilha de Lesbos reunia as suas ninfetas e cantavam e se amavam, e comiam a Fruta Pão com camarões, e depois iam declamar seus versos, cantar e tocar a Lira.
As sacerdotisas dos oráculos de Cumas e de Delfos na  Itália, só se alimentavam de Fruta Pão e mel de abelhas silvestres.
Depois das cerimônias amorosas do Kama Sutra e do Tantra Yoga, na India, os praticantes se alimentavam com a nutritiva sopa de fruta pão, para energizarem o corpo e fortalecerem a mente cansada pelos combates amorosos.
Nos monumentais banquetes Romanos, não podia faltar pétalas de rosa, javalis, alface e a delicada sopa de fruta pão, acompanhada de uma finíssima linguiça de testículos de macacos, que se apreciava como afrodisíaco.
Nero Comia fruta pão com alho para melhorar a voz para a prática do canto e da oratória. Possuía voz belíssima e declamava versos de poetas gregos e Romanos. Segundo historiadores sérios, era um artista de fato.
Dizem que Napoleão Bonaparte curava suas diarreias, tomando um chazinho de camomila e banho com as folhas da árvore do fruta-pão.
Para dar água na boca vão aí duas receitas:
 
Nhoque de fruta-pão

Nhoque Al pesto
 
Nhoque ao Sugo


Ingredientes para a massa
1 kg de Fruta-pão
220 g de farinha de trigo.
1 colher (sopa) de manteiga.
4 colheres (sopa) de parmesão ralado.
2 gemas. se for piq usar 3
1 pitada de noz-moscada.
sal e pimenta a gosto.
 
Modo de fazer
 
Cozinhe o fruta-pão, retire as cascas e corte em pedaços. Passe pela peneira ou espremedor aos poucos ou simplesmente amasse, formando um purê. Faça uma depressão no centro e coloque a farinha de trigo, as gemas, a manteiga, o parmesão, a noz-moscada, sal e pimenta a gosto. Misture, fazendo movimentos circulares de dentro para fora. Amasse ligeiramente até obter uma massa homogênea. Faça rolinhos de 1,5 cm de espessura. Corte em pedaços de 2 cm. Polvilhe com farinha sempre que precisar para não grudar. Aperte levemente cada pedaço com a ponta de um garfo. Aos poucos, coloque em água fervente e cozinhe até subirem à superfície. Escorra bem. Rende oito porções.
 
Carne Assada com Fruta Pão
 
 
Ingredientes
1,5 de largato redondo
300 gr de calabresa
2 cenouras
8 batatas
1 fruta pão
Qb de louro
Qb de cominho
Qb de ervas finas
Qb de sal
1 cebola grande
1 cbç de alho
Qb de colorau
Qb de cheiro verde
100 gr de bacon
1 colher de açúcar
Modo de preparo
Tempere a carne com  alho,  louro, cominho, ervas finas, sal e cebola. Deixe descansar por 20 minutos depois recheie a carne com uma calabresa, duas cenouras e uma tira de bacon. Coloque em uma panela de pressão com um pouco de açúcar para dourar em seguida acrescente um pouco de água e cozinhe na pressão por 25 minutos. Em seguida acrescente as batatas cortadas em duas partes e a fruta pão, o cheiro verde e o colorau,  a calabresa em rodelas e cozinhe por mar 20 minutos. Retire a carne e fatie e coloque numa assadeira. Decore com a fruta pão, a batata e a calabresa.
Fontes: