quinta-feira, 14 de julho de 2011

Azeitona - crise grega ameaça produção dessa iguaria

Hoje resolvi escrever sobre a azeitona. Por três motivos: por ser simplesmente saborosa, ter uma infinidade de utilizações medicinais e por correr risco de produção. Uma forte crise mercadológica desistimula os produtores gregos.

As azeitonas são para os gregos o que a cerveja é para os alemães: um tesouro culinário nacional que inspira orgulho e faz parte da identidade nacional. A azeitona é a principal exportação da Grécia e é central para sua identidade nacional. Mas os preços estão despencando em meio à crise e os agricultores lutam para sobrevier.


Para os gregos, as azeitonas são muito mais que um simples produto agrícola. O país produz quase 2 bilhões de toneladas da fruta anualmente e é a principal exportação do país. As azeitonas são para os gregos o que a cerveja é para os alemães: um tesouro culinário nacional que inspira orgulho e faz parte da identidade nacional. A azeitona é algo que une os gregos - mas também está passando por uma séria crise.
O problema é que os comerciantes não apreciam mais o verdadeiro valor do alimento. Em vez disso,  só se importam com os lucros, empurrando cada vez mais para baixo o preço pago ao fazendeiro. Alguns anos atrás, o produtor costumava ganhar 3 euros por quilo de azeitonas. Hoje ele recebe no máximo 2 euros por quilo e às vezes somente 1,50. Essas mesmas azeitonas, são vendidas nos supermercados de por 9 euros o quilo. Isso tem irritado muito os agricultores.


A Azeitona
Azeitona é o fruto de uma árvore da família das oleáceas que congrega mais de 30 espécies diferentes. A mais conhecida delas é a Olea europea, ou simplesmente oliveira - uma árvore baixa, frondosa, com várias ramas e de troncos retorcidos. A principal característica da oliveira é o seu período de vida, um dos maiores no reino vegetal.

Na Espanha, elas alcançam, em média, 300 anos a 400 anos. Algumas chegam até 700 anos. A mais velha delas encontra-se em Atenas, capital da Grécia, e tem mais de 1.200 anos. A oliveira é conhecida como a árvore da eternidade e por isso mesmo não pode ser plantada em qualquer lugar. Uma escolha errada significa problema para o resto da vida, porque ela demora 40 anos para alcançar a maturidade. Em condições normais, cada pé de oliva produz de 15 kg a 50 kg de azeitonas. E para produzir 1 litro de azeite são necessários 5 kg do fruto.


Mas a azeitona na dá só o azeite, ela também tem muitas propriedades medicinais que poucos sabem. Assim sendo vou me debruçar um pouco mais sobre este aspecto. Veja do que uma azeitona é composta e confira suas propriedades medicinais:

Composição Química:
Calorias, água, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, sais, vitamina A,B1,B2,C, potássio, sódio, cálcio, fósforo, silício, magnésio, cloro, e ferro.

Uso medicinal :
- A azeitona é um alimento excelente para os órgãos internos. Recomenda-se contra a asma, tuberculose e outras afecções do peito. As pretas são preferíveis as verdes.
- Excitante alimentar poderoso, a azeitona faz bem para o fígado.
- Vários médicos receitam a água das latas de azeitona em casos de envenenamentos. Cura também a embriaguez alcoólica.
- Em casos de congestão cerebral, recomenda-se ferver um punhado de azeitonas em um litro de água do cozimento em clister.
- Nas queimaduras aplica-se, com bons resultados, a polpa da azeitona amassada. O azeite de oliva também é muito benéfico nas queimaduras. Batem-se duas colheres de azeite com uma clara de ovo e aplicá-se essa mistura. Renova-se a aplicação periodicamente.
- Em maceração com alho, o azeite de oliva é um grande desinfetante do aparelho digestivo (uso interno) e um remédio para as dermatoses (uso externo). Nos casos de úlcera gástrica, dispepsia, colite mucomembrasosa, intoxicações pelo chumbo, dá resultados excelentes. Não deve, porém, usar-se nas intoxicações pelo fósforo e pelo iodo.
- Para expulsar espinhas, ossos ou qualquer outro corpo duro que fique preso na garganta, toma-se bastante azeite para provocar náuseas e vômitos. É nas cólicas hepáticas e nos cálculos biliares que o azeite de oliva tem sido usado com grande êxito.  Para estes casos podem ingerir-se progressivamente de 100 até 200 gramas de azeite com suco de limão, em jejum. Começa-se com 50 gramas e vai-se aumentando a quantidade em 25 gramas cada vez que se toma, até que se chegue aos 200 gramas, e depois suspende-se por 15 dias para evitar o fastio. Este simples remédio precipitará a expulsão dos cálculos. 


- Hoje se emprega o azeite  de oliva como reconstituinte e tônico, em diversas afecções, particularmente na tuberculose.
- Na cólera dá bons resultados, pois combate magnificamente as diarréias originadas por esta enfermidade.
- Contra a estranguria e as cólicas nefríticas, dá excelentes resultados o azeite de oliva com gema de ovo e suco de limão, tudo emulsionado.
- Como vermífugo usa-se também com bom êxito.
- Contra a afonia e as inflamações da garganta, fazem-se gargarejos com a emulsão de azeite, gema de ovo e suco de limão, bem batidos.
- Contra  a hodropsia renal, são eficazes as fricções ou as compressas com puro azeite de oliva quente.Também dá bons resultados, nas dores reumáticas, a fricção com azeite quente.
- Em caso de convalescença da escarlatina. é bom aplicar fricções com azeite de oliva.
- Contra a erisipela não há nada melhor.
- Quando aparecem dores musculares provocadas por resfriamento, ou inchações dolorosas , friccionam-se com azeite, as partes afetadas.
- Erupções cutâneas, provenientes de impurezas sanguíneas,desaparecem com a aplicação de azeite quente.
- Na otite e na otalgia aplicam-se gotas de azeite no ouvido.
- O suco fresco das folhas da oliveira é excelente remédio contra a diarréia, a disenteria e a leucorréia. Dose: uma colherada.


- Em casos de ferimento, esse  suco age como cicatrizante. Na supuração dos ouvidos, introduzem-se diariamente três gotas.
- Contra o reumatismo, a gota e a hipertensão arterial, usá-se o decocto das folhas.
Dose: 30 gramas para um litro de água. Ferve-se até que a água fique reduzida para a metade. Toma-se uma ou duas xícaras por dia.
- As folhas verdes, mastigadas de manhã, em jejum, são úteis na gengivite e nas inflamações da boca em geral.
- A infusão das folhas e da casca do tronco tem efeitos febrífugos e vermífugos e serve também contra feridas e chagas.
- Cataplasmas de folhas secas, bem amassadas, misturadas com melado, combatem a sarna, a erisipela, as chagas, o antraz, e as erupções cutâneas em geral.

Como podem ver a azeitona além de gostosa tem uma série de outras aplicações. Com tantas propriedades curativasé importante que produtores gregos superem  a crise e não parem de produzir.
FONTES: