sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Vinícola Perini – a grande campeã da 21ª Avaliação Nacional de Vinhos

Com 16 amostras de vinho classificadas - sendo 10 na categoria Tinto Fino Seco, quatro na Branco Fino Seco Aromático e duas bases para espumantes -  a Vinícola Perini foi a grande campeã da 21ª Avaliação Nacional de Vinhos, realizada no final de setembro, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.  Reconhecida como a maior avaliação de vinhos de uma mesma safra do planeta, a 21ª Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2013 chega a sua maioridade consolidada.
A Avaliação Nacional de Vinhos é o maior evento do gênero no mundo, exercendo forte influência na evolução da produção nacional e na promoção do vinho junto ao mercado consumidor, atraindo olhares do mundo todo.  Nessas vinte e uma edições, foram avaliadas 4.832 amostras e, 13 mil pessoas testemunharam a qualidade do vinho brasileiro. Este ano 850 apreciadores de vinho comprovaram que a produção nacional vem evoluindo a cada safra e, cada vez mais, o vinho brasileiro tem se sobressaído.
Para o diretor presidente da Perini, Benildo Perini, “é a consagração de um trabalho sério e dedicado de toda a família e equipe da Vinícola Perini, a começar pelas videiras, o segredo do sucesso de nossos vinhos”.
 Nos últimos quatro anos, a Perini ganhou na categoria Branco Fino Seco Aromático, sempre com uma amostra de Moscato R2. Este ano, o reconhecimento à excelência chegou aos tintos. A amostra de Merlot foi escolhida para figurar entre as 16 melhores da safra 2013 com a maior pontuação (91) entre os degustadores técnicos.
Este ano o ícone da empresa – o vinho tinto Perini Qu4tro 2009 – conquistou o Top Ten da Expovinis 2013, a maior feira de vinhos da América Latina. “Tem sido um ano incrível para a Perini, que pode comemorar o reconhecimento da crítica e sobretudo do público consumidor”, comenta o diretor comercial Franco Perini. Segundo ele, a empresa está crescendo acima do setor este ano, com acumulado positivo de 25,3% até setembro. 
 “O terroir do Vale Trentino, com sua alta altitude de aproximadamente 800 metros, baixa umidade e solo pedregoso, é adequado para elaborar bons tintos”, argumenta o enólogo Leandro Santini. 
A Perini foi a primeira vinícola brasileira a implantar a rastreabilidade completa dos seus vinhos, a partir da safra de 2010. A tecnologia garante que todas as etapas de elaboração dos produtos – desde a videira até a distribuição no mercado – passem por um rígido acompanhamento dos enólogos, técnicos e gestores da vinícola. Instalada no Vale Trentino, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, a Perini tem 5 mil clientes no Brasil para seus 90 itens de produtos derivados da uva. Seus principais mercados são Rio Grande do Sul, Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
 
Segundo o enólogo Luciano Vian, a Avaliação Nacional de Vinhos tem a responsabilidade de apresentar novas regiões produtoras de vinho do país, suas potencialidades e retratar os movimentos que o setor e o mercado consumidor espelham. "Os vinhos que estarão no mercado nos próximos anos já despontam na Avaliação".
 
Fonte:
Fotos: Jane Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário