domingo, 5 de fevereiro de 2012

Flores Comestíves - Final


Depois de montar o seu mini-jardim é bom saber quais  as flores que são seguras para o consumo humano e conheça algumas ideias para o seu uso. Familiarize-se com algumas das flores culinárias mais comuns. A lista a seguir não é muito aprofundada, mas ajuda a indicar que tipos de flores são adequadas:

Lavanda - Lavanda é ideal para vários usos culinários, que incluem chá, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geléias, tortas, vinho, vinagrete - a lista é enorme. A lavanda dá seu próprio sabor, junto com alguns tons cítricos.

Cravos - têm um sabor doce, parecido com noz-moscada. Sugerido para saladas e ornamentos.

Petúnias - as petúnias de jardim comuns têm flores com gosto moderado. Boas como ornamento.

Gerânio - várias espécies de gerânios se diferenciam pelas  fragrâncias (maçã, hortelã, rosa ou limão). As flores frescas podem ser usadas antes de perderem o aroma em tortas, bolos e doces em geral.

Tulipa - são comestíveis tanto os bulbos quanto as pétalas misturadas em saladas. As flores inteiras podem ser recheadas com purê de batata, atum ou cebolinha-francesa.

Flor da abobrinha - as flores da abobrinha são muito utilizadas na cozinha italiana e na mexicana. Na primeira, são recheadas ou empanadas e fritas. Na cozinha asteca, são um ingrediente das queijadas.




Borago  Também conhecida como borragem. É uma planta medicinal (Borago officinalis) usada como expectorante das vias respiratórias e fornece certa dose de vitamina C. Algumas pessoas acham seu sabor semelhante ao do pepino. As folhas são usadas em compressas para suavizar problemas de pele.

Agave americana
Planta da América Central e do Sul. Sua florescência demora entre 10 e 20 anos. Era cultivada no México desde 1561. Suas flores são ingeridas com tortilhas. A seiva fermentada produz o Pulque, bebida que depois de destilada dá origem a tequila ou o mescal.







Violetas - As violetas são ideais para adicionar a uma ampla variedade de alimentos, além de servirem para propósitos decorativos. Algumas ideias incluem doce de violeta, chá, bolo e xarope de violeta. Elas podem ser incluídas em saladas, geléias, manteiga ou para dar sabor ou servir de ornamento. Procure pela variedade "viola odorata".


Pétalas de rosas - Pétalas de rosas são conhecidas pelos seus usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes, ornamentos, geleias, manteiga, gelo e muito mais. A água de rosas é um uso famoso para as pétalas de rosas.



Hibiscos - apropriado para saladas e para fazer xaropes e algumas bebidas alcoólicas. Há um certo toque cítrico e frutado no hibisco, mas ele é ligeiramente ácido; por isso, use com moderação.

Flor de cebolinha - são excelentes para dar sabor e dar um toque acebolado. Flores de alho também são boas, dando um toque de alho à sua salada ou prato.


Malmequer - bons em saladas, onde dão um toque de dourado à coloração.


Verbena-limão
-Originária do Chile e da Argentina. Suas flores são muito usadas para aromatizar vinhos, recheios, aves, conservas e sobremesas. São usadas também nos licores franceses.

Rosa-de-Jericó -
Sua origem é chinesa. Suas flores são grandes e suas cores podem ser branca, amarela, vermelha ou cor de vinho. Podem ser usadas em saladas e a flor cor de vinho é utilizada para escurecer o vinho.

Camomila amarela -
Originária do sul e centro da Europa. Sua floração ocorre entre julho e outubro. O tradicional chá de camomila é reconhecido como um relaxante e tranqüilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa, como insônia, dores de cabeça, etc. Na cosmética, seus poderes são conhecidos há mais de 4 mil anos. O chá natural é usado para realçar o tom dourado dos cabelos louros. Em compressas, suaviza olheiras e inchaço dos olhos.

Carambola -
No Brasil, foi introduzida no estado de Pernambuco em 1817, pelos portugueses que a trouxeram da Índia. Sua origem provável é africana. As flores são usadas em saladas e o fruto é também conhecido como .fruto-estrela., cujo suco é utilizado para tirar manchas das mãos e de roupas. Dos frutos verdes fazem-se picles.


Girassol-
Era cultivado pelos indígenas no norte do México, há mais de 3.000 anos. Os botões florais são cozidos, servidos como aspargos e suas flores em saladas.


  Para utilizar as flores são ncessários vários procedimentos:
-  Colha as flores. O melhor momento para colher flores é logo após o orvalho ter secado, logo de manhã. Ou então, no fim da tarde, após o calor do sol ter baixado, se as flores aparentarem estar em boa condição. Não colha as flores no meio do dia, ou o calor pode secar o sabor e causar uma perda de sabor e cores.
-   Remova os estames e pistilos. Se forem muito evidentes (em flores grandes), remova-os. Partes brancas e estames e pistilos grandes normalmente são amargos e não devem ser mastigados.
   Lave as flores. Agite as flores para remover insetos, detritos e terra. Inspecione com cuidado para ver se as flores estão sujas e lave-as com água gentilmente, usando um coador de chá. Ou então, use um spray de água com delicadeza, pois as flores se machucam com facilidade. Se a flor for especialmente delicada, basta mergulhá-la brevemente.
-    Seque com toalhas de cozinha. Use toalhas de papel e deixe secar no ar.

E para finalizar a receita do Combinado Primavera, iguaria feita de sushi e sashimi, que tem a capuchinha como ingrediente.


Combinado primavera (rendimento: 1 porção)
Sashimi com flores
Ingredientes:
45g de robalo cortado bem fino
8 pétalas de capuchinha

Como fazer:
Intercale uma fatia de robalo com uma pétala de capuchinha. Em seguida enrole os ingredientes (como se enrola uma folha de papel) até formar uma flor.



Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário