terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mini - Jardim de flores comestíveis



Como disse no post anterior devemos ter muito cuidado na escolha das flores, porque muitas delas são venenosas ou tóxicas. Assim devemos comprar de fornecedores seguros e confiáveis, e observar sempre o selo de certificação de Agricultura orgânica. Outra forma é cultivá-las em casa mesmo, em canteiros ou vasos. Assim estaremos enfeitando nosso jardim e a nossa mesa.
Que tal montar seu próprio mini - jardim de flores comestíveis, com a certeza elas estarão livres de agrotóxicos ou produtos químicos. O Mini- Jardim de Flores Comestíveis permite o cultivo de 8 tipos diferentes de flores, de forma organizada e prática, ocupando pouco espaço.E se você tem mais espaço disponível, pode organizar vários kits, aumentando a quantidade de plantas!
O suporte plástico organiza os vasos, facilita as regas e o transporte. Com o Mini-Jardim de Flores Comestíveis você leva a natureza para sua casa e ainda produz lindas flores comestíveis mesmo em pequenos espaços!

O Mini-Jardim de Flores Comestíveis contém:
 
01 suporte plástico na cor verde - medidas 38 cm X 27 cm
08 vasos plásticos nº1 na cor verde - medidas: 10 cm de diâmetro (boca) e 8 cm de altura
8 envelopes de sementes  Isla (01 Goivos, 01 Amor-Perfeito Crespo Sortido, 01 Capuchinha Anâ Singela, 01 Áster Pluma de Avestruz, 01 Calendula Dobrada sortida, 01 Centáurea Cyanus, 01 Cravina Anã Singela e 01 Hesperis Matronalis Sortida)
01 folheto explicativo


Orientações de Plantio:

1. Prepare uma mistura (substrato) juntando em partes iguais:

* 1 parte de terra vegetal
* 1 parte de composto orgânico (húmus de minhoca)
* 1 parte de areia)
2. Coloque a mistura de solo em cada vasinho, sem encher demais e sem apertar.
3. Espalhe algumas sementes por cima e cubra com uma fina camada da mistura. Guarde as sementes restantes no próprio envelope, bem fechado.
4. Regue suavemente com um borrifador ou regador de crivo fino. Espere escorrer e encaixe os vasos no suporte.

Como Cuidar de seu Mini-Jardim de Flores Comestíveis:

Se possível coloque seu Mini-Jardim de Flores Comestíveis em um lugar onde haja a incidência de sol por três horas diárias. Pode até ser uma sacada ou a varanda do apartamento. O sol da manhã é o melhor para as plantas. E lembre-se: as flores são delicadas e devem ser protegidas contra ventos fortes.
* Após a brotação, se houver muitas mudinhas, faça um desbaste, ou seja, retire algumas delas (as mais fracas) para que haja espaço para as outras se desenvolverem fortes e saudáveis.
* O tempo de germinação de cada planta varia (veja no verso das embalagens das sementes), bem como o tempo para floração. Use sempre as informações do envelope.
* A irrigação segue a regra básica: molhe as plantas diariamente, no início do dia ou no final da tarde. Importante: Procure não colocar muita água, pois o excesso de umidade facilita a proliferação de fungos e pode apodrecer as raízes.
* Os principais inimigos que atacam as plantas são os fungos, pulgões e as cochonilhas.
Fungos podem ser evitados tomando cuidado para não exagerar nas regas. Muita umidade favorece seu surgimento. Já as cochonilhas e os pulgões são pequenos insetos que se alojam geralmente nas folhas e sugam a seiva da planta. As cochonilhas ainda liberam uma substância que deixa as folhas com aparência de enceradas, atraindo fungos e formigas.
Eles podem ser combatidos com receitas naturais, como calda de fumo, chá de cavalinha e emulsão de óleo. Veja mais receitas naturais para combater pragas no site www.jardimdeflores.com.br   
* Adubações periódicas devem ser feitas com adubo orgânico a cada 30 dias. Atenção: nunca use produtos químicos ou inseticidas nas plantas.

Conheça as flores que compõem seu Mini Jardim de Flores Comestíveis


Goivos Dez Semanas Sortido Anão
Nome Científico: Matthiola incana; sin.: Cheiranthus incanus
Nomes Populares: Goivo, goivo anão
As flores de Goivo ou Goiveiro são comestíveis, podendo ser utilizadas em saladas ou em sobremesas.As semente têm características afrodisíacas, diuréticas, estimulantes, expectorantes, tónicas, e são usadas em infusão.




Amor-perfeito Crespo Sortido
Nome Científico: Viola tricolor
Nomes Populares: Amor-perfeito crespo, violeta-borboleta, pensamento
Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!  As pétalas têm um sabor adocicado suave e a flor completa um sabor mais vegetal e ligeiramente ácido. As flores delicadas são boas para adornar saladas. Outros usos incluem deixá-la sobre a sopa, decorar sobremesas e enfeitar pratos. Não deixe de considerar o seu papel em saladas de frutas ou qualquer outro tipo de salada. As pétalas têm um sabor adocicado suave e a flor completa um sabor mais vegetal e ligeiramente ácido


Capuchinha Anã Singela Sortida
Nome Científico: Tropaeolum majus
Nomes Populares: Capuchinha, nastúrcio, chagas
Tanto as flores como as folhas têm sabor levemente picante, que lembra o do agrião. É rica em vitamina C e, segundo os especialistas, apresenta propriedades digestivas. A flor é rica em um carotenóide chamado “luteína” que, segundo pesquisas recentes, está relacionada com a prevenção de doenças como a catarata e a degeneração macular. Também é interessante observar que os frutos da capuchinha lembram bastante as alcaparras.Elas são boas recheadas, cristalizadas ou como ornamento. As sementes podem até ser usadas para substituir pimentas tradicionais. A planta inteira é comestível.



Áster Pluma de Avestruz Sortida
Nome Científico: Callistephus chinensis, Áster chinensis
Nomes Populares: Áster, rainha-margarida, áster-da-China
Suas pétalas, além de ornamentais são também comestíveis e podem acompanhar saladas (especialmente as cortadas bem fino, como repolho, acelga, etc), enfeitar arroz e até farofas tropicais. Com esta flor, vale a recomendação de retirar o miolo e consumir apenas as pétalas.




Calêndula Dobrada Sortida
Nome Científico: Calendula officinalis
Nomes Populares: Calêndula, mal-me-quer, maravilha-do-jardim
As pétalas da calêndula podem dar um colorido especial às saladas e sobremesas ou ser misturadas com arroz, sopas, queijos e manteiga, como substitutas do açafrão, lembrando que para consumir esta flor o miolo deve ser retirado na hora de comer.



Centáurea Cyanus Sortida
Nome Científico: Centaurea cyanus
Nomes Populares: Centáurea, botão de bacharel
Seu gosto é um doce meio pecante e lembra um pouco o cravo-da-índia. Seu caule não deve Sr consumido. Ela tem várias cores mad a mais comum é a azul. Antigamente as flores azuis eram usadas no preparo de um pgmento que rea usado em aquarelas e na culinária. Já hoje em dia seu uso é voltado para a culinária.



Cravina Anã Singela Sortida
Nome Científico: Dianthus chinensis
Nomes Populares: Cravo-da-China, tapete persa
A cravina tem um aroma bem característico, que lembra o cravo-da-índia como se fosse levemente adocicado. Antes de usar as flores da cravina na culinária é recomendável retirar a basal das pétalas, que são bem amargas. As pétalas podem enfeitar saladas, sobremesas e depois de cristalizadas podem decorar bolos e tortas.


Hesperis  Matronalis Sortida
Nome Científico: Hesperis  matronalis
Nomes Populares: Hespéris, violeta-das-damas, juliana-dos-jardins, mãe-da-noite
Planta medicinal, sendo usada no tratamento da gota, cálculos, abcessos e afecções da pele. Ela apresenta propriedades terapêuticas, sendo diurética, expectorante e sudorífica. Os cataplasmas de folhas aceleram a maturação dos abcessos. Somente é eficaz quando utilizada fresca.
Também é comestível e utilizada para aromatizar leites, bebidas ou sucos.

Agora é mãos à obra, monte seu mini jardim e deixe sua mesa mais florida. Os produtos você encontra na internet (os links abaixo podem ajudar) ou procure as lojas especializadas.
Semana que vem vamos ver mais flores e sua utilização.

Fontes:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário