quinta-feira, 5 de maio de 2011

1º Festival de Gastronomia Israelense do BierFass Pontão do Lago Sul

Os primerios sabores e aromas que escolhi para escrever a respeito são os da culinária judaica. A escolha é em homenagem ao 1º Festival de Gastronomia Israelense do BierFass Pontão do Lago Sul, de 12 a 14 de maio, e que traz a Brasília o renomado chef Shaul Ben Aderet, de Tel Aviv. À frente do restaurante “Kimmel" em Tel Aviv, que está em seu 18º ano de sucesso, o chef também assinará o menu especial para os convidados da recepção promovida pela embaixada israelense em comemoração à Data Nacional de Israel (Dia da Independência), 14 de maio.
Nascido em 1964, em Tel Aviv, Shaul Ben Aderet é um amante da gastronomia. Aos quatro anos de idade gostava de ficar  observando sua vó e sua mãe na hora de cozinhar. Daí o prazer pela culinária. Ao invés de ir para a escola preferia preparar o café da manhã, almoço e jantar para toda família. Cozinhava e fazia muitas experiências, aumentando ainda mais o seu amor pela gastronomia.
Há 18 anos  abriu o restaurante “Kimmel", com cardápio em “estilo francês rústico”. Dentre outros prêmios o Kimmel recebeu o de “Melhor restaurante de Tel Aviv”. Entrte seus novos projetos está um novo programa de televisão (já tem um: “Conhecendo o chef”) chamado “Receita por vocação”, onde vai visitar diversos países, mostrará suas comidas típicas e dará dicas para uma vocação perfeita.
O cardápio de Shaul Ben Aderet para o festival inclui pratos da culinária típica judaica, mas com toques do autor como a “Salada de salsa e ervas” e o “Kebab de peixe com coentro e cebola na grelha”. Outros detalhes amanhã.

Apresentação

Para mim escrever e cozinhar são duas artes afins. Ambas precisam, além dos ingredientes e da técnica – no caso letras e especiarias, de sensibilidade e amor. Depois de mais de 30 anos como jornalista resolvi me dedicar à culinária, pois cheguei numa etapa da vida em que ter prazer em viver é obrigação. Escrever, criar, materializar as ideias e sonhos e, cozinhar, para mim sempre são atos de amor que me dão muito prazer e satisfação. Resolvi fazer gastronomia, para aprender um pouco mais da arte dos grandes chefs e quem sabe me tornar uma, sem falsa modéstia. Assim estou juntando rimas e prosas com aromas e sabores aqui no “1000 e Uma especiarias”.